3 de abr. de 2015

Exposiçao Valentino Fialdini

Amanhã é dia de festa em Todi e para nós também. A primeira exposiçao do Valentino na Itália.


As galerias UNONELL'UNICO e PALAZZO MORELLI FINE ART têm o prazer em convidar para a exposição Double Blocos de Valentino Fialdini na cidade de Todi, Itália.
O preview, coquetel e abertura da exposição serão realizados no sábado, dia 4 de abril, em duas galerias diferentes.





O evento terá início às 17h na galeria UNONELL'UNICO onde será apresentado o trabalho sem título de 2013, bastante adequado para o lugar histórico que nem sempre é aberto ao público. O espaço, originariamente, foi um templo romano dedicado a Marte, história e arquitetura  de 37 AC. Blocos de pedra e tijolos romanos formam o túnel da galeria, é nesse lugar em que as fotografias de peças de Lego retratadas por Valentino ficarão expostas e garantirão a expansão da perspectiva do ambiente. O espaço real combina bem com a imagem que simula uma parede que avança e que se abre para um outro mundo em que o espectador sente-se envolvido. A realidade física e a realidade fotográfica, por conseguinte, proporcionam uma continuidade ilusória e adequada para dar origem à uma nova identidade.

Às 18h30m, a exposição prossegue para o belíssimo salão da galeria de arte PALAZZO MORELLI FINE ART onde serão exposta uma série de obras de Valentino Fialdini, apresentada pela primeira vez na Itália. Esta dupla exposição marca o início da colaboração entre as duas realidades culturais diferentes que acontecem no território de Todi, na Perugia. Os espaços UNONELL'UNICO e PALAZZO MORELLI FINE ART são duas galerias com histórias e identidades distintas, porém com o objetivo comum em promover e reforçar os artistas que, graças a sua estadia em Todi, contribuem para garantir a fama internacional e manter a vida cultural ativa da cidade.

O título escolhido para a exposição é bem apropriado para descrever essa dualidade e essa divisão e, por outro lado, está indissoluvelmente ligada ao modus operandi do fotógrafo brasileiro, que recentemente se mudou com sua esposa Doris para a  zona rural de Cordigliano, emTodi. Com blocos de peças de Lego utilizados pelo artista, microambientes coloridos e tridimensionais são criados, fotografados e impressos em painéis de grande dimensão. Fialdini consegue dar uma nova vida e expandir, de forma ilusionista, estes microuniversos. O artista parte da lição em perspectiva de Brunelleschi e de todos os humanistas sobre Urbinati, a cidade ideal, e proporciona uma nova opção de valor e arte visual com cores brilhantes e iridescentes que dão às obras forte luminosidade e dinamismo. Através do rigor absoluto da grande perspectiva, flui uma nova energia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário