4 de dez. de 2016

Mudando de vida

Mudanças significam sair da zona de conforto.
O que nao é nada confortável.
Deixar sua rotina, vida, amigos, família, trabalho, enfim toda a sua vida para trás,
atrás de uma nova vida.
No meu caso, simplesmente nao me via mais vivendo a minha vida confortável em São Paulo, quando  me dei conta que nada mudaria, que as questões pelas quais me fizeram mudar do país não
seriam resolvidas em 20/30 anos, por mais que lutei, me manifestei, argumentei, até me dar conta que quem tinha que mudar era eu e não o país.
A mudança foi feita e muita coisa de fato mudou.
Minha saúde sobretudo.
Sei que encontrei uma paz que jamais alcançaria em São Paulo.
Abro a janela do meu quarto e vejo o horizonte, montanhas, árvores, percebo a mudança das estações, respiro um ar fresco, limpido, como a vida deve ser.
Muita gente me pergunta quem faz as rotinas caseiras de casa, aqui é outra vida, tem quem faça, mas custa e se no Brasil trabalhamos para pagar quem faça aqui é diferente, eu mesma lavo minha roupa, coloco a mesa, preparo minhas refeições, lavo minha louça.
Trabalho no meu jardim, tenho a ajuda do Romeu, meu fiel jardineiro, mas sobretudo eu faço, pois o prazer de ver o resultado compensa o trabalho.
Por vezes me vejo arrancando as ervas daninhas ou catando as folhas caídas dos carvalhos.... trabalho de carcerário, mas penso...melhor que estar parada no trânsito.......
E assim os dias se passam na Umbria, protegida pela tradição italiana, pelos costumes de cada um fazer sua horta, sua geléia, seu molho de tomate, são menos informatizados? Sim são. Ainda bem. Isso os protege da globalização. Isso torna a Itália um país fascinante para quem o visita.
A cada dia descubro coisas novas. Isso nao teria vivendo na zona de conforto. Mudar exige muita força. Mas apreciar a novidade que a vida nos apresenta é muito mais prazeiroso.
Acomodar é a morte ao vivo!



2 comentários:

  1. Que beleza de mudança e, sem dúvida só podes te orgulhar de ter tido essa coragem.

    Aqui as coisas pelo jeito, só piores ficarão!

    Beleza de paisagem tens por aí e isso, por si só ,aliado à segurança e PAZ, faz um bem enorme! Feliz Natal, ótimo 2017! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Doris querida, meu dia de mudança está chegando, iremos para o Porto no dia 06/02 e os medos e incertezas são muitos, principalmente a saudade das minhas filhas mais velhas e a distância que elas ficarão da menor e lógico dos amigos.
    Como vc acompanhou, meu corpo manifestou todo este medo e insegurança através de um problema de saúde, que adiou em 1 mês minha ida, neste período de sofrimento físico, que resultou em uma cirurgia, meu emocional encontrou um equilibrado e estou mais tranquila para minha nova etapa de vida e, tenha certeza de que a frase que será meu lema nesta mudança será a que você encerrou sua publicação: "Acomodar é a morte ao vivo". Bjs e até breve minha vizinha europeia.

    ResponderExcluir