21 de dez. de 2014

Por que Todi - Umbria?



Muita gente nos pergunta como viemos parar aqui.
Ao decidirmos deixar o Brasil( pois já estávamos desiludidos e não víamos muita esperança num futuro próximo) pesquisamos primeiro 3 países, os que estavam em crise, pois seria mais barato comprar, Portugal, Espanha e Itália. Como o Valentino tem passaporte italiano, resolvemos vir para entender como funcionava as coisas por aqui - na primeira viagem, em outubro 2013, visitamos cerca de 40 propriedades, queríamos no campo, pois o Valentino ama casa, cachorro, árvores e não tínhamos condições de ter isso no Brasil. Já escrevi aqui a dificuldade em encontrar a casa ideal ( na verdade ideal é algo que imaginamos - concretamente, até por uma questão financeira,não existe).
Fizemos uma proposta antes de voltarmos para o Brasil, o dono, resolveu aumentar em 80 mil euros, ao invés de negociar a casa.
Disse ao Valentino -  Vamos novamente e procuramos outra, sempre na região da Toscana e Umbria ( aqui é mais barato - nao só moradia como custo de vida) Voltamos em dezembro e iniciamos a saga toda novamente, fazia frio e os dias mais curtos, mas fomos adiante até acharmos essa em Todi que pelo custo X benefício era a ideal para nós. Fizemos a proposta que foi aceita e voltamos para o Brasil.
Houve uma terceira viagem para acertar os trâmites burocráticos, ver como seria feita a reforma, contratar profissionais e deixar o mais adiantado que pudéssemos.
Depois do casamento da Bianca,minha filha, em maio, viemos definitivamente. Estamos morando num apartamento alugado ( 450 euros por mês) fica no centro histórico de Todi, não tem elevador, mas moramos no primeiro andar, não tem área de serviço, lavo minha roupa intima no bidê e penduro na janela, carrego as sacolas de compras até a casa, pois o carro não entra na viela e o deixamos há 500 metros, morro abaixo, fazemos aula de italiano, Pilates, participamos dos eventos festivos ( gratuitos) da cidade e posso dizer que, mesmo abrindo mão de todas as mordomias que tinha no Brasil me sinto muito mais feliz aqui, com segurança e simplicidade mas com uma vida muito mais digna. Recomendo.
No momento estou ajudando a procurar propriedades para brasileiros que querem se mudar...quem quiser tirar alguma dúvida me escrevam -  doris1818@gmail.com

Para ilustrar seguem algumas fotos do Valentino Fialdini 
Matéria bacana que ilustra a vida aqui = http://www.homesandvillasabroad.com/todi-property.html
Apreciando a tempestade por vir da janela de nosso apto em Todi

Barbeiro em Todi




Piazza del Popolo - com exposição de Steve McCurry- Sensational Umbria

Detalhe da porta do Duomo di Todi

Vista de Todi do nosso apto

Caminho de casa em Todi

Nenhum comentário:

Postar um comentário